Quando falamos sobre os tipos de panela disponíveis para comprar, já imaginamos inúmeras possibilidades e opções.
Se você é daquelas pessoas que costuma assistir a programas de culinária da TV, deve ter tido vontade de investir em um bom jogo de panelas, pois elas fazem toda a diferença.
Porém, antes de sair comprando todas aquelas panelas que você vê na TV, leia o texto que preparamos para você com dicas sobre agora mesmo!
Quais são os melhores tipos de panela?
É possível encontrar no varejo jogos de panelas de diversos modelos, cores e acabamentos. Porém, o preço é o fator mais importante na decisão de compra, e normalmente está atrelado à qualidade do produto.
Se o seu intuito é investir em panelas mais duráveis e resistentes, será necessário um investimento maior. Já se pretende trocar seu jogo de panelas com mais frequência, pode encontrar facilmente modelos com materiais intermediários, e dessa forma gastar menos.
Em relação aos materiais, cada um conta com seus prós e contras. O cobre é o melhor condutor de calor, porém é o mais caro e mais difícil de limpar.
Já o alumínio é um material que quase sempre conta com revestimentos antiaderentes, evitando dessa forma que a comida grude.
O aço inox, por outro lado, não conduz o calor tão bem, mas é muito durável. Ele tende a manchar com facilidade e elas só saem com bastante esforço.
Saiba mais sobre os tipos de panela a seguir.
1 – Panelas de Aço Inox
As panelas de aço inox são resistentes à corrosão, ao desgaste e à ferrugem. Costumam ser mais caras do que as panelas de alumínio por conta de sua qualidade, beleza e durabilidade.
Panelas desse tipo são capazes de distribuir o calor de forma igual por toda sua superfície, o que ajuda na economia de tempo e gás durante o preparo dos alimentos. Também são fáceis de limpar e muito bonitas.
A desvantagem desse tipo de panela é que elas costumam escurecer e riscar ao longo do tempo, além de queimarem com mais facilidade alimentos imersos no óleo.
2 – Panelas de Alumínio
As panelas de alumínio são as mais comuns nos lares brasileiros, pois oferecem um ótimo custo-benefício. São práticas, resistentes e leves, totalmente indicadas para o uso diário por conta de seu fácil manuseio durante o preparo de refeições.
Sua desvantagem é que pode ser possível que os alimentos acabem absorvendo metais durante o cozimento, prejudicando a sua saúde.
3 – Panelas de Cerâmica
As panelas de cerâmica costumam contar com uma beleza sem igual. Elas são sofisticadas e caras, mas se você levar o custo-benefício em conta, valem a pena. Isso porque são duráveis e indicadas para o uso diário em receitas que requerem um cozimento mais lento.
Além disso, elas podem ser levadas à mesa para compor a decoração, já que contam com rápido aquecimento e mantêm a temperatura do alimento depois de quente.
4 – Panelas de Ferro
As panelas de ferro contam com excelente durabilidade, não se deformam com o calor e conservam super bem os alimentos durante o preparo, principalmente sopas, caldos e molhos.
Seu uso também é considerado benéfico para a saúde, pois ele libera resíduos de ferro durante o cozimento, auxiliando no combate à anemia.
A desvantagem dessas panelas é o seu peso, pois são difíceis de manusear.
5 – Panelas Antiaderentes
As panelas antiaderentes são aquelas que recebem um revestimento de teflon, responsável por evitar que os alimentos grudem na panela. Isso facilita o preparo da comida e também a limpeza.
Essa é a grande vantagem desse modelo, porém requer um cuidado especial pois ele risca com facilidade e o revestimento pode ser prejudicado.
Além de bonitas, leves e práticas, as panelas antiaderentes são perfeitas para o dia a dia e requerem menos gordura no preparo dos alimentos, contribuindo também para a saúde.